Desde a liberalização do mercado energético em Portugal, em 2006, têm surgido várias empresas de comercialização de energia, não só para particulares como para empresas, o que tem levado a uma maior concorrência e melhores condições tanto para os clientes particulares como profissionais. Mas será que essas empresas são todas iguais e prestam o mesmo serviço? Nem por isso…
O que são comercializadores de energia?
Não precisamos de recuar muito tempo para nos lembramos de uma altura em que EDP detinha o monopólio do energia em Portugal e, apesar de liberalização do mercado, a verdade é que esta continua a ser a empresa responsável pela distribuição da energia elétrica em todo o país (agora sob o nome de EDP Distribuição).
Ou seja, se mudar o seu contrato de eletricidade (ou gás natural), na verdade só vai estar a mudar de empresa que fatura a energia, uma vez que esta continua a ser fornecida pela EDP (Distribuição).
Daí vem o nome de “comercializador”, já que estas empresas apenas adquirem eletricidade ou gás natural para a vender aos seus clientes, com base em condições específicas.
Diferenças entre os comercializadoras de energia
Dependendo do tipo de cliente, existem comercializadores de eletricidade e/ou gás natural para todo o tipo de necessidades, desde particulares a PMEs ou fábricas com milhares de trabalhadores.
Leitura recomendada: Saiba como ler a fatura de eletricidade da sua empresa
Ou seja, dependendo do setor e tamanho da sua empresa, existem várias opções no mercado livre de energia em Portugal que deve considerar e comparar, de forma a obter a melhor proposta possível e conseguir reduzir custos.
Comercializadores de energia para empresas em Portugal
De momento, existem 23 empresas comercializadores de eletricidade e/gás natural em Portugal. Como nem todas prestam o mesmo serviço, dividimos a lista por tipos de necessidades: eletricidade, gás natural ou ambos.
Comercializadores de eletricidade para empresas
- Aldro
- Alfa
- Audax
- Aspo
- EDP
- Enat
- Endesa
- Ecochoice
- Elergone
- Elusa
- Energia Simples
- Galp
- Gás Natural Fenosa
- Gold Energy
- HEN
- Iberdrola
- JafPlus
- Lógica Energy
- Luzboa
- Luzigás
- PTlive
- Rolear Viva
- Ylce
Comercializadores de gás natural para empresas
- Audax
- Crieneco
- EDP
- Endesa
- Energia Simples
- Galp
- Gás Natural Fenosa
- Gold Energy
- Iberdrola
- Luzigás
- Mário Energia
- Rolear Viva
Comercializadores de eletricidade e gás natural para empresas
- Audax
- EDP Comercial
- Endesa
- Energia Simples
- Galp Energia
- Gás Natural Fenosa
- Gold Energy
- Iberdrola
- Luzigás
- Rolear Viva
Como escolher um comercializador de energia para a sua empresa?
Como já referimos anteriormente, estas empresas são apenas responsáveis pela faturação da energia, por isso não irá sentir qualquer diferença no fornecimento ou na qualidade da eletricidade e gás natural que chega à sua empresa.
Isso quer dizer que a grande diferença entre elas é mesmo a sua capacidade de oferecer condições vantajosas aos seus clientes. Ou seja, se é dono de uma grande fábrica e se apresenta consumos muito acima da média, terá todo o interesse em entrar em contacto com cada uma delas e pedir uma proposta.
Leitura recomendada: Frotas para empresas: renting, leasing ou aquisição própria?
Após analisar as várias propostas, discuta-as com os comerciais das empresas que lhe oferecerem melhores condições e tente perceber qual delas lhe transmite mais segurança no serviço prestado, tendo em conta a sua dimensão e carteira de clientes.
Agora que já conhece todas os comercializadores de energia em Portugal, está na altura de procurar aquela que melhor responde às suas necessidades e começar a poupar na fatura de energia da sua empresa. Se precisar de ajuda no contacto ou na negociação, pode sempre pedir a nossa ajuda.
Se pretender saber mais sobre como implementar um projeto de redução de custos na sua empresa, faça já download do nosso ebook gratuito.