Existe, claramente, um antes e um depois de 15 de junho de 2017: antes, utilizar um telemóvel português para fazer chamadas, enviar mensagens ou usar dados móveis noutro país europeu dava direito a uma fatura exorbitante; depois, com o fim do roaming na Europa, os viajantes da União Europeia fora do seu país de origem passaram a poder utilizar o seu telemóvel como se nunca tivessem saído do país.
É claro que existem exceções às leis do roaming na Europa, mas a verdade é que a diferença foi do dia para a noite, para clientes particulares e, principalmente, para as empresas, que precisam que os seus colaboradores se mantenham ligados mesmo estando fora de Portugal.
Leitura recomendada: 6 dicas para reduzir a fatura de eletricidade da sua empresa
Isso fez com que os operadores ajustassem a sua oferta, criando pacotes de telecomunicações com um determinado limites de dados, chamadas e mensagens.
Quais são os operadores de telecomunicações para empresas em Portugal
Em Portugal, existem grandes 4 operadores de telecomunicações que oferecem soluções empresariais. São eles:
- NOS
- NOWO
- PT
- Vodafone
Dependendo da dimensão da sua empresa, da área de negócio e das suas especificidades, estes operadores oferecem muito mais do que apenas soluções de telecomunicações, como serviços totalmente integrados de TI. Seja como for, se procura uma solução de telecomunicações para a sua empresa, existem vários pacotes à escolha ou ainda a possibilidade de os personalizar à medida das suas necessidades.
Como escolher um operador de telecomunicações em Portugal
Se consultar os sites destas empresas, vai perceber que a oferta dos operadores é muito semelhante entre si, mas isso não quer dizer que todos prestem o mesmo serviço (nem em qualidade nem em preço).
Sendo assim, o ideal é entrar em contacto com cada um dos operadores e pedir uma proposta, tendo sempre em conta as necessidades da sua empresa. Para isso, antes de entrar em contacto, responda às seguintes questões:
- Quantos telemóveis vai pedir?
- Qual a utilização que é feita desses telemóveis (navegar na internet ou fazer chamadas)?
- Quer trocar de telemóveis em x em x tempo?
- Pretende ter uma linha de internet dedicada para a sua empresa (que melhora muito a qualidade e velocidade da internet)?
- Qual o área (em m2) da sua empresa?
- Os computadores serão ligados por cabo de rede ou apenas por Wi-Fi?
- Admite ficar fidelizado à operadora? Por quanto tempo?
- Precisa de serviço de TV ou apenas de telemóveis e internet?
- Pretende outros serviços adicionais?
Se tem resposta para todas estas questões, já está em posição de pedir propostas de acordo com as necessidades da sua empresa, sendo depois mais fácil compará-las entre si.
Leitura recomendada: Frotas para empresas: renting, leasing ou aquisição própria?
Antes de tomar uma decisão, tenha em conta que nem todas as operadoras utilizam a mesma tecnologia, por isso é importante estudar bem as propostas e comparar não só o preço mas também as soluções apresentadas.
Se precisar de ajuda para escolher o operador de telecomunicações mais competitivo, tendo em conta as especificidades do seu negócio, estamos aqui para ajudar. Se pretender saber mais sobre como implementar um projeto de redução de custos na sua empresa, faça já download do nosso ebook gratuito.