Como funciona o mercado da eletricidade em Portugal

Como funciona o mercado da eletricidade em Portugal

Quem tivesse de escolher um fornecedor de eletricidade antes de 1995 tinha a tarefa bastante simplificada, já que a única possibilidade era a EDP (que deteve o monopólio durante muitos anos).

Desde então, foram surgindo novos players, até que, em 2006, o mercado foi liberalizado, aumentando não só a concorrência, mas também a qualidade e o preço do serviço.

Hoje em dia, o mercado de eletricidade é gerido pela OMIE (Operador do Mercado Ibérico de Energia) de uma forma integrada para a Península Ibérica. É aqui que todos os agentes compradores e vendedores contratam as quantidades de eletricidade que necessitam a preços públicos e transparentes.

Os mercados diário e intradiário de eletricidade

O OMIE gere os mercados diário e intradiário. No mercado diário realizam-se as transações de compra e venda de energia elétrica para o dia seguinte. A finalidade do mercado intradiário é atender à oferta e à procura de energia que se possa verificar nas horas seguintes após a fixação do programa diário viável.

Leitura recomendada: Saiba como ler a fatura de eletricidade da sua empresa

A EDP Distribuição

A instalação elétrica em Portugal está estregue à EDP Distribuição, que é a proprietária dos condutos que fazem a energia elétrica chegar às empresas e às nossas casas. Ou seja, seja qual for a empresa de eletricidade que escolher, o seu fornecimento é sempre da responsabilidade da EDP Distribuição.

O papel da REN

A REN (Redes Energéticas Nacionais) é o operador responsável pela administração da infraestrutura de transporte de eletricidade e gás natural em Portugal, tendo por objetivo manter o equilíbrio entre quem procura e quem fornece energia.

A ERSE

A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) foi criada com a intenção de regulamentar os serviços de eletricidade e gás natural, após a liberalização do mercado. Os seus principais objetivos são:

– Proteger os direitos e interesses dos consumidores;

– Garantir e fiscalizar o cumprimento das obrigações de serviço público pelas empresas fornecedoras;

– Fixar as tarifas de acesso às redes e transitórias.

Leitura recomendada: 6 dicas para reduzir a fatura de eletricidade da sua empresa

O que são comercializadores de energia?

Um comercializador é uma empresa que adquire eletricidade ou gás natural para a vender aos seus clientes, com quem assina um contrato baseado em condições específicas.

Quem define os preços da eletricidade?

No mercado regulado, os preços praticados pelos comercializadores são definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que os revê anualmente.

No mercado livre, os preços praticados pelos comercializadores são acordados entre a empresa e os seus clientes, baseados nas regras da concorrência.

Agora que já sabe como funciona o mercado da eletricidade em Portugal, pode e deve consultar outros comercializadores para garantir que a sua empresa tem as melhores condições possíveis. Se precisar de ajuda para reduzir custos, fale connosco e peça-nos uma análise gratuita às contas da sua empresa.

Se pretender saber mais sobre como implementar um projeto de redução de custos na sua empresa, faça já download do nosso ebook gratuito.

 

Como implementar projeto redução custos empresas