Reduzir custos nas empresas através de energias renováveis

É inquestionável o papel que as alterações climáticas têm no nosso dia a dia, trazendo ondas de calor e secas extremas que afetam não só as nossas vidas mas também a economia mundial. É por isso que o tema da utilização de energias renováveis está mais presente do que nunca, tanto para os cidadões como para as empresas.

O que são energias renováveis

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas a partir da Natureza, tais como o calor da Terra (Geotermia), biomassa, o movimento das marés e das ondas, o vento, o sol e a água.

A utilização destas fontes permite gerar eletricidade sem emitir gases com efeito de estufa e reduzir o preço da energia elétrica no mercado de eletricidade, contribuindo para uma maior sustentabilidade económica e ambiental do país.

Leitura recomendada: 6 dicas para reduzir a fatura de eletricidade da sua empresa

Tipos de energias renováveis

  • Hídrica – gerada através das barragens;
  • Eólica – gerada a partir do vento;
  • Biomassa – obtida a partir da queima de matéria orgânica;
  • Solar (térmica ou fotovoltaica) – a primeira é usada a partir de placas que permitem aquecer água; a segunda é usada para produzir energia elétrica a partir dos raios solares;
  • Maremotriz – gerada através das ondas do mar;
  • Geotérmica – obtida a partir do calor contido no interior da terra.

Reduzir a conta de eletricidade através de energias renováveis

Dependendo da área de atividade, existem várias empresas cuja factura de eletricidade é um dos principais custos fixos. Se for o seu caso, saiba que é possível instalar sistemas de produção de energia (através de painéis solares, biogás e biomassa, eólica ou hídrica) que permitem reduzir os custos de produção da sua empresa. Se está a pensar instalar este tipo de sistemas, pode optar por duas soluções alternativas:

Unidade de Produção para Autoconsumo

A Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) permite que particulares e empresas possam produzir a sua própria energia, reduzindo a fatura de eletricidade. O objetivo é que a energia permita satisfazer as suas próprias necessiades, sendo o excesso injetado diretamente na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP). A potência de ligação da UPAC deve ser menor ou igual a 100% da potência contratada na instalação de consumo e, se produzir anualmente mais do que o necessário para o local de produção, a injeção de energia na rede pública não é remunerada.

Leitura recomendada: Saiba como ler a fatura de eletricidade da sua empresa

Unidade de Pequena Produção

As Unidades de Pequena Produção (UPP) são unidades de produção com uma potência de ligação à rede igual ou inferior a 250kW e podem ser instaladas tanto por particulares como por empresas. Ao contrário da Unidade de Autoconsumo, a totalidade da energia produzida na UPP é injetada na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP).

A energia consumida no local de instalação deve ser igual ou superior a 50% da energia produzida pela respetiva unidade de pequena produção e a tarifa de venda de energia à rede é estabelecida mediante uma portaria da DGEG até 15 de dezembro de cada ano (em 2018 foi de 0,095 €/kWh).

É possível poupar com a utilização de energias renováveis?

É claro que a instalação de sistemas que permitam produzir energia elétrica tem os seus custos mas, a longo prazo, é possível obter boas poupanças, principalmente no setor agro-pecuário ou em grandes fábricas, onde o consumo de energia é uma parte importante dos custos fixos.

Para obter mais informações sobre a produção de energia através de Unidade de Autoconsumo ou de Pequena Produção, consulte os sites da ERSE ou da DGEC. Para implementar um projeto de redução de custos na sua empresa e saber como e onde pode começar já a poupar, fale connosco, ou faça download do nosso ebook gratuito abaixo.

 

Como implementar projeto redução custos empresas