6 dicas para reduzir a fatura de eletricidade da sua empresa

A eletricidade é um dos custos fixos que mais pesa nas faturas das empresas e, muitas vezes, pequenas alterações podem significar grandes poupanças.

Neste artigo mostramos-lhe como pode reduzir a fatura de eletricidade da sua empresa.

Dicas para reduzir a fatura de eletricidade nas empresas

1 – Verifique a potência contratada

Verifique se a potência contratada é ajustada às suas necessidades, de forma a não haver desperdício e não ter de pagar mais do que realmente precisa.

2 – Corrente monofásica ou trifásica?

Verifique a utilidade/rentabilidade da corrente monofásica versus a trifásica, antes de alterar ou aumentar a potência contratada.

Leitura recomendada: Saiba como ler a fatura de eletricidade da sua empresa

3 – Escolha a melhor opção horária para a sua empresa

Baixa Tensão Especial (BTE) – Ciclo diário:

Simples: Ideal para quem tem consumos repartidos ao longo do dia;

Bi-horária: Ideal para quem tem 20% dos consumos diários entre as 22h e as 8h;

Tri-horária: Ideal para quem tem 20% dos consumos diários entre as 22h e as 8h, e não consome nos períodos das 9h às 10h30 e das 18h às 20h30.

Média Tensão (MT) ou Alta Tensão (AT) – Ciclo semanal:

Analise o ciclo semanal da sua empresa e adeque o horário de trabalho das máquinas de maior consumo aos períodos de vazio e super vazio, quando a eletricidade é mais barata, tentando consumir o mínimo possível na hora de ponta (pode consultar os horários de cada período aqui).

4 – Escolha o melhor fornecedor

Contrate o fornecedor que tiver as melhores tarifas do mercado. Existem 21 fornecedores no mercado liberalizado de eletricidade. Não se esqueça que a responsabilidade pelo abastecimento é sempre da EDP Distribuição

Leitura recomendada: Como reduzir o consumo de eletricidade nas empresas

5 – Compare tarifas

As tarifas de acesso à rede são reguladas pela ERSE, no entanto os fornecedores em regime de mercado podem praticar preços diferenciados, de acordo com os seus próprios critérios. Deverá fazer uma análise detalhada do mercado e escolher a melhor opção.

6 – Considere fazer uma tarifa fixa

No caso de Média Tensão (MT) e Alta Tensão (AT), a empresa pode fixar uma tarifa de eletricidade para um determinado período de tempo. Este período não deve ultrapassar os 6 ou, no máximo, 12 meses, pois trata-se de um mercado dinâmico que pode mudar a qualquer momento e o preço contratado pode deixar de ser competitivo. Atenção que as margens de comercialização são estabelecidas de acordo com a política comercial de cada comercializador.

Esperamos que estas dicas ajudem na redução da fatura de eletricidade da sua empresa. Se precisar de ajuda para reduzir este ou outros custos, pode sempre falar connosco e pedir-nos uma análise gratuita. Se pretender saber mais sobre como implementar um projeto de redução de custos na sua empresa, faça já download do nosso ebook gratuito.

 

Como implementar projeto redução custos empresas